31 de ago de 2012

Ocupação da filosofia - Thomas Nagel


"A principal ocupação da filosofia é questionar e entender idéias muito comuns que todos nós usamos no dia-a-dia sem nem sequer refletir sobre elas." (Nagel)


"O historiador perguntará o que aconteceu em determinado tempo do passado, enquanto o filósofo indagará: "O que é o tempo?”. O matemático investigará as relações entre os números, ao passo que o filósofo perguntará: "O que é um número?" O físico desejará saber de que são feitos os átomos, ou como se explica a gravidade, mas o filósofo indagará como podemos saber se existe alguma coisa fora da nossa mente. O psicólogo talvez pesquise como a criança aprende a linguagem, mas a indagação do filósofo será:  "O que dá sentido a uma palavra?". Alguém pode perguntar se é certo entrar sorrateiramente no cinema e assistir ao filme sem pagar, mas o filósofo perguntará: "O que faz com que uma ação seja certa ou errada?”

Não iríamos muito longe se não tivéssemos como certas as idéias de tempo, número, conhecimento, linguagem, certo e errado a maior parte do tempo, mas na filosofia investigamos essas coisas em si. O objetivo é aprofundar um pouco mais nossa compreensão do mundo e de nós mesmos."  



(Thomas Nagel, Uma Breve Introdução à Filosofia)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...