17 de abr. de 2011

Visão cosmológica antiga

Algumas destas imagens abaixo nos ajudam a compreender qual era a visão de mundo que os povos antigos tinham, na apenas os gregos, mas também os judeus, egípcios, etc. Em geral se tinha uma concepção de que a terra é geocêntrica, ou seja, a afirmação de que a Terra está no centro de todo o Cosmos. Além disso, nessa época mitológica, é predominanate a crença de que a Terra é plana.

Essa imagem mostra como os antigos acreditavam quea abóboda celeste (firmamento), envolvia a terra como se fosse um teto natural
Cosmologia judaica. A imagem mostra algumas passagens bíblicas que fundamentam uma concepção cosmológica dos antigos judeus, mas muitas destas ideias valem também para outros povos.

Essa imagem mostra bem a ideia de que os antigos se interrogavam sobre o que "segura" o mundo, onde ele estaria apoiado.
Na índia, acreditava-se que o mundo estava apoiado em elefantes gigantes, e estes por sua vez estariam apoiados em uma enorme tartaruga.

Para os gregos, Atlas, um dos deuses titãs, é quem segurava o mundo em suas costas, como um castigo dado por Zeus. Daí vem a expressão "carregar o mundo nas costas".
Cosmologia grega. Essa imagem mostra as divisões do mundo na concepção grega: os céus, a terra, os mares e o mundo inferior (Tártaro) para onde iam os que morriam e eram condenados, que ficava no submundo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...