31 de ago. de 2012

O que é filosofia?


MAS... O QUE É FILOSOFIA, AFINAL?

            ... Uns gostam, outros detestam, outros ficam indiferentes, outros acham que “não é pra mim”,
            outros pensam que isso é privilégio de gênios, outros que “é coisa de doido”...
             
Fato é que ouvimos:

            “a minha filosofia de vida...”
            “a nossa filosofia de trabalho de hoje em diante será...”
            “a filosofia educacional de nossa escola é...”
            “vamos imprimir uma nova filosofia...”
            “a nossa filosofia de jogo deverá ser...”

Dizer o que uma coisa é, significa definir algo. Mas você já parou pra pensar no que é uma definição? Definir algo é demarcar, delimitar, por limites de significado. Dizer que um gato é um animal mamífero, felino e quadrúpede  não é o suficiente para definir “gato”, pois há outros animais que se encaixariam nessa definição, como onças, leões e tigres. Portanto dar uma definição não é nada fácil. Defina, por exemplo “vida”, ou “amor”, “justiça”. Estes são termos mais difíceis ainda de definir pois são extremamente abstratos. O mesmo ocorre quando tentamos definir filosofia. Vejamos o que o dicionário diz:

 Ciência geral dos princípios e das causas; investigação dos princípios essenciais que supõem uma ciência particular; doutrina filosófica; razão, sabedoria; força moral e elevação de espírito com que o Homem se coloca acima dos preconceitos; amor ao saber. (http://www.priberam.pt/dlpo/definir_resultados.aspx)


Na verdade essas definições não são muito precisas, embora possam nos ajudar a entender um pouco a natureza da filosofia.  Segundo o filósofo Bertrand Russel ( 872-1970):

Bertrand Russel



A definição de filosofia variará segundo a filosofia que adotarmos; para começar diremos apenas que há certos problemas, julgados interessantes por certas pessoas, mas que não pertencem, pelo menos até agora, a qualquer uma das ciências especiais. Esses problemas são de molde a levantar dúvidas a respeito do que comumente se entende por conhecimento; e se as dúvidas requerem respostas, esta virá unicamente por meio de um estudo especial, a que denominamos “filosofia”.




Portanto, não há uma única definição de filosofia, mas cada definição já pressupõe uma concepção do que é a filosofia. A própria questão "o que é filosofia?" já é uma questão filosófica e tentar dar uma resposta a esta pergunta é tão difícil quanto responder a qualquer outra questão filosófica.  

E para você, o que é filosofia?



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...