31 de ago. de 2012

Concepções de filosofia


Ao longo da história, os filósofos tiveram concepções diferentes de filosofia entre si. Veja algumas delas:



ARISTÓTELES (384 a . C. - 322 a . C.) 



"A admiração sempre foi, antes como agora, a causa pela qual os homens começaram a filosofar: a princípio, surpreendiam-se com as dificuldades mais comuns; depois, avançando passo a passo, tentavam explicar fenômenos maiores, como, por exemplo, as fases da lua, o curso do sol e dos astros e, finalmente, a formação do universo. Procurar uma explicação e admirar-se é reconhecer-se ignorante." 


EPICURO (341 a . C. - 270 a . C.)



"Nunca se protele o filosofar quando se é jovem, nem o canse fazê-lo quando se é velho, pois que ninguém é jamais pouco maduro nem demasiado maduro para conquistar a saúde da alma. E quem diz que a hora de filosofar ainda não chegou ou já passou assemelha-se ao que diz que ainda não chegou ou já passou a hora de ser feliz."


FRIEDRICH NIETZSCHE (1844-1900) 



 "...filosofia, tal como até agora a entendi e vivi, é a vida voluntária no gelo e nos cumes - a busca de tudo o que é estranho e questionável no existir, de tudo o que a moral até agora baniu."

EDMUND HUSSERL (1859-1938) 



 "O que pretendo sob o título de filosofia, como fim e campo de minhas elaborações, sei-o naturalmente. E contudo não o sei... Qual o pensador para quem, na sua vida de filósofo, a filosofia deixou de ser um enigma?"



LUDWIG WITTGENSTEIN (1889-1951) 




 "Qual o seu objetivo em filosofia? - Mostrar à mosca a saída do vidro."

MAURICE MERLEAU-PONTY (1908-1961) 




 "A verdadeira filosofia é reaprender a ver o mundo." 



GILLES DELEUZE (1925-1996) e FÉLIX GUATTARI(1930-1993) 



 "A filosofia é a arte de formar, de inventar, de fabricar conceitos... O filósofo é o amigo do conceito, ele é conceito em potência... Criar conceitos sempre novos é o objeto da filosofia." 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...