7 de mai. de 2011

Anaxímenes de Mileto: o princípio de tudo é o Ar


Segundo Anaxímenes, a arkhé (comando) que comanda o mundo é o ar, um elemento não tão abstrato como o ápeiron, nem palpável demais como a água. Tudo provém do AR, através de seus movimentos: o ar é respiração e é vida; o fogo é o ar rarefeito; a água, a terra, a pedra são formas cada vez mais condensadas do ar. As diversas coisas que existem, mesmo apresentando qualidades diferentes entre si, reduzem-se a variações quantitativas (mais raro, mais denso) desse único elemento. 

Atribuindo vida à matéria e identificando a divindade com o elemento primitivo gerador dos seres, os antigos jônios professavam o hilozoísmo e o panteísmo naturalista. Dedicou-se especialmente à meteorologia. Foi o primeiro a afirmar que a Lua recebe sua luz do Sol. Anaxímenes julga que o elemento primordial das coisas é o ar.

Imagem representando simbolicamente o elemento ar.

Fragmentos de Anaximenes (citado por outros filósofos):

"O contraído e condensado da matéria ele diz que é frio, e o ralo e o frouxo (é assim que ele expressa) é quente". (Plutarco). 

"Com nossa alma, que é ar, soberanamente nos mantém unidos, assim também todo o cosmo sopro e ar o mantém". (Aécio). 

Retirado de: http://www.mundodosfilosofos.com.br/presocratico.htm

--------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Confiram também esta outra vídeo-aula do professor Gilson, disponível em seu Canal do YouTube:


3 comentários:

  1. Caro Thiago,

    gostei de descobrir o teu blog: ele é uma ferramenta importante para o ensino da Filosofia e também para a reflexão: parabéns!

    Um abraço,

    Garin

    http://norberto-garin.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Obrigado professor.
    Certamente me inspirei em tudo aquilo que vocês, meus mestres, me ensinaram. Estou fazendo o máximo para tornar a filosofia interessante para meus alunos.
    Obrigado pelas palavras, elas são um estímulo para mim.

    Abraço.

    ResponderExcluir
  3. A imagem não é uma representação simbólica do elemento ar. A imagem faz parte da cultura hinduísta, mais precisamente da yoga, e é uma representação do anahata chackra, centro de energia espititual que estaria ligado ao coração, para esse misticismo. Sugiro ter mais critério quando for escolher uma imagem...

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...