21 de mar. de 2011

Origem da Filosofia


A palavra FILOSOFIA é de origem grega e significa amor à sabedoria. Dizem que o primeiro a usar o termo foi Pitágoras de Samos (571/570  à 497/ 496 a.C).
 

A filosofia tem origem na Grécia Antiga, entre o final do século VII e meados do século VI a.C. Surge, então, um pensamento sistematizado que busca por meio da racionalidade chegar a um conhecimento sobre a realidade última das coisas. Assim o pensamento filosófico coloca em dúvida o pensamento mítico, que até então era a única forma de obter o conhecimento, dando fim a crença na autoridade suprema e infalível que os mitos exerciam.

Mas o que é um mito?
Antes de qualquer coisa é preciso saber que o mito é um gênero literário. É uma forma de se expressar. 

Os mitos se utilizam de símbolos e esses símbolos muitas vezes nos remetem a experiências vivenciadas pela sociedade, fazendo, portanto, parte da consciência coletiva. Os mitos relatam as experiências do viver, mostrando os dilemas, as tragédias e os perigos do próprio processo existencial. 


Um exemplo de um mito grego é da "Caixa de Pandora". Eis um resumo do mito:

Caixa de Pandora 
 
Pandora, na mitologia grega foi a primeira mulher sobre a terra, criada pelo deus Efesto (deus do fogo e da metalurgia), por ordem de Zeus. Foi lhe entregue uma caixa para que entregase aos homens como um presente de Zeus. Mas Pandora foi avisada de que não deveria abri-la. Ela, contudo, foi tomada por intensa curiosidade de saber o que continha aquela caixa, e, certo dia, destampou-a para olhar. Assim, escapou e se espalhou por toda a parte uma multidão de pragas que atingiram o desgraçado homem, tais como a gota, o reumatismo e a cólica para o corpo, e a inveja, o despeito e a vingança para o espírito. 
Pandora apressou-se em colocar a tampa na caixa, mas, infelizmente, escapara todo o conteúdo da mesma, com exceção de uma única coisa, que ficara no fundo, e que era a esperança. Assim, sejam quais forem os males que nos ameacem, a esperança não nos deixa inteiramente; e, enquanto a tivermos nenhum mal nos torna inteiramente desgraçados.


Assim, a filosofia grega surge, inicialmente em oposição ao pensamento mítico. A filosofia procura uma explicação racional para as questões mais vitais do ser humano. Assim os primeiros filósofos tentam explicar o mundo através da própria natureza, sem apelar para o sobrenatural. Dessa forma os primeiros filósofos perguntam: qual é a essência das coisas? De onde vem o mundo? 
 

A filosofia surge como uma tentativa de dar razões para as coisas. A filosofia tenta explicar o mundo e dar boas justificativas para as coisas serem do jeito que são.

A filosofia quase sempre surge através de perguntas, dos “por quês” da vida. As perguntas dos filósofos parecem bobas, pois se assemelham a das crianças. Os filósofos tal como as crianças se admiram com o mundo e querem entendê-lo. Os filósofos acham muito estranho o fato de estamos no mundo sem sabermos o “por que” de estamos nele. Muito mais estranho é não saber quem somos, de onde viemos e pra onde vamos. Os filósofos querem decifrar esses enigmas mais inquietantes da vida. Os filósofos não se conformam em viver uma sem buscar o seu sentido. Por isso Sócrates, o pai da filosofia, dizia que
 
“Uma vida sem busca não é digna de ser vivida”.




 

5 comentários:

  1. "The concept of a nation's humanity will not only demonstrate your degree of sensitivity but its level of rationality."

    Cleber Guilherme Lima da Silva

    ResponderExcluir
  2. "There is no school that predates reason."

    Cleber Guilherme Lima da Silva

    ResponderExcluir
  3. "O melhor de tudo é saber que, assim como Deus deu asas aos pássaros, o dinheiro deu asas aos homens; no entanto, eu não conheço nenhum pássaro que tenha sucumbido às suas próprias asas."
    -Consequências.

    Cleber Guilherme Lima da Silva.

    ResponderExcluir
  4. ⁠"Não adianta instalar portas fortes quando estas, serão apoiadas por paredes fracas."
    Cleber Guilherme Lima da Silva.

    Citações do livro Filosofia fórmula e receita.

    ResponderExcluir
  5. ⁠"Não adianta instalar portas fortes quando estas, serão apoiadas por paredes fracas."
    Cleber Guilherme Lima da Silva.

    Citações do livro Filosofia fórmula e receita.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...