5 de abr. de 2011

Mito e Mitologia




Deuses do Olimpo, na mitologia grega
 p 
Para entender o surgimento da filosofia é importante compreender um pouco o modo de pensar que existia antes dela: o pensamento mítico. Abaixo alguns conceitos importantes sobre mito e mitologia.

 MITO
   (Do gr. mythos, palavra expressa, discurso, fábula, pelo b. lat. mythus.) 1. Relato ou narrativa de origem remota e significação simbólica, que tem como personagens deuses, seres sobrenaturais, fantasmas coletivos, etc. 2. Narrativa de tempos fabulosos ou heróicos; lenda. 

pMITOLOGIA
ps.f. (Do gr. mythologia.) 1. Estudo sistemático dos mitos. 2. Conjunto de mitos de uma p determinada cultura transmitido pela tradição (oral ou escrita).
  
Hidra - monstro da mitologia grega
pPresentes em todas as culturas, os Mitos situam-se entre a Razão e a Fé, mas sã o considerados sagrados. Os principais tipos de mito referem-se à origem dos deuses, do mundo e ao fim das coisas. 
pDistinguem-se mitos que contam o nascimento dos deuses (Teogonia), mitos que contam a criação do mundo (Cosmogonia), mitos que explicam o destino do homem após a morte (Escatologia) e outros. 
pSegundo alguns especialistas, os mitos encarnam fenômenos fundamentais da vida: o Amor, a Morte, o Tempo, etc., e certos fenômenos, como as Florestas, as Tempestades, têm sempre um mesmo valor simbólico, seja qual for a civilização considerada. 


------------

Não existe apenas mitologia grega, mas como nosso foco é a origem da filosofia, o que nos interessa mais é compreender os mitos gregos. Abaixo um vídeo bem legal que mostra as principais divindades e criaturas presentes da mitologia grega, embalado  pela trilha sono de "Piratas do Caribe" (ual). Imperdível! Confiram:

Um comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...